Antes de mais nada, esse é o passeio mais vendido da Serra Gaúcha, dispensando maiores apresentações. Mesmo assim, hoje vamos falar sobre cada detalhe desse Tour incrível e explicar como fazer o passeio de trem em Gramado! Confira aqui todos os detalhes e curta o Vale dos Vinhedos em grande estilo.

Como fazer o Passeio de Trem em Gramado

Atualmente os visitantes de Gramado procuram, cada vez mais, explorar seus arredores. Afinal, a Serra Gaúcha tem muito a oferecer!

Desde já, perceba que a distância entre Gramado e a Estação de embarque do Trem Maria Fumaça é muito curta. Assim, é até um desperdício não reservar um dia da sua viagem para fazer esse passeio. Confira no mapa abaixo:

Mas ainda tem mais: ao adquirir o Tour Uva e Vinho, o transporte até o Trem está incluso no seu ingresso. Assim, o guia e motorista busca o visitante em seu hotel ou pousada em Gramado ou Canela logo pela manhã. Desse modo, você sairá do seu hotel rumo ao Vale dos Vinhedos! Igualmente, ao final do dia, o motorista leva você de volta ao seu hotel! Aliás esse é um passeio que resolve tudo para o turista, com muita comodidade e praticidade!

Tour Uva e Vinho – Roteiro

Agora, veja cada uma das paradas que você irá fazer durante o seu passeio. Prepare-se, pois o percurso é encantador!

Trem Maria Fumaça

De início, buscam-se os visitantes em seus hotéis ou pousadas em Gramado em Canela. Então, o veículo coletivo os leva a Bento Gonçalves ou Carlos Barbosa para embarcar no Trem do Vinho. Nesse ínterim, o passeio de Trem terá a duração de cerca de 2 horas. Além disso, você será recebido com música, alegria e degustações. Enquanto isso, peças teatrais passam pelos vagões cativando e levando alegria para os tripulantes.

Como resultado, você poderá apreciar a beleza das estações férreas e conhecer um pouco mais da sua história. Logo, cada parada promete emoção, cultura e diversão, afinal esse é o famoso Trem do Vinho.

Parque Epopeia Italiana

Logo depois, junto à Estação de Bento Gonçalves, os visitantes conhecem o Parque Cultural Epopeia Italiana, cujo ingresso está incluso no passeio. Nesse momento, você irá conhecer a história real do casal Lázaro e Rosa. Em suma, o casal de imigrantes italianos passou diversas dificuldades ao chegar no Brasil e, após muito sacrifício, conseguiram se estabelecer nas terras gaúchas.

Durante a apresentação, você será guiado através de nove cenários, e conhecerá réplicas de ambientes históricos. A exemplo, você poderá vislumbrar como eram a casa de Lázaro em Pedersano na Itália, o navio em que o casal viajou para chegar às terras gaúchas, a casa de Lázaro e Rosa no Brasil, entre outros. Ademais, essa parada inclui degustação de vinho, suco de uva e biscoito colonial.

Parada para Almoço Italiano

Após, haverá parada para almoço no Vale dos Vinhedos em Cantina típica italiana.

A Cantina Del Vanucci servirá uma sequência de pratos marcantes da culinária consagrada pelos imigrantes europeus, tornando o seu Tour uma verdadeira exploração cultural. Em suma, incluso no seu ingresso você ganha mais do um almoço: Uma autêntica refeição típica!

Enoturismo

O passeio todo será regado a vinho, espumantes e sucos, visto que, tanto no trajeto do trem, como em suas paradas e até no espetáculo Epopeia Italiana, o visitante será bem servido.

No entanto, a degustação não para por aí. Haverá uma visita especial com degustação na Vinícola, com direito, inclusive, à palestra e visualização de todo o procedimento de fabricação de vinhos, espumantes e sucos

Enfim, como não poderia faltar, você irá compreender as técnicas de identificação e harmonização dos vinhos.

Compras

Por fim é chegado o momento das compras! Nesse momento, os visitantes conhecerão a Queijaria Valbrenta e a Devoratta – Trufas Artesanais para compras e degustações. Logo após, os visitantes são conduzidos à Fábrica de Malhas G’Dom e, também, ao Varejo da Tramontina. Você vai se impressionar com a diversidade e as delícias desses locais. Ou seja, vai fechar seu dia com chave de ouro!

O que está incluso no seu passeio?

Agora que você já sabe como fazer o passeio de trem em Gramado, veja tudo que está incluso no seu tour:

  • Transporte até o local de embarque no Trem;
  • Passeio no Trem Maria Fumaça;
  • Parque Epopeia Italiana (com teatro);
  • Sequência Italiana em Cantina Típica;
  • Vinícola (com degustação);
  • Casa de Queijos Gourmet;
  • Recanto de Trufas Artesanais;
  • Varejo de Fábrica Tramontina;
  • Malharia.

Muito obrigada pela sua atenção! Continue acompanhando nosso trabalho!

Até a próxima!

Leia Também:

Fondue em Gramado.