A pergunta que não quer calar: como montar um pacote econômico em Gramado? A seguir, vamos te dar 4 dicas que transformarão o seu planejamento de viagem.

Só para ilustrar:

  1. Listar as atrações gratuitas e baratas;
  2. Comprar refeições antecipadamente;
  3. Agendar passeios por proximidade;
  4. Planejar o transporte;

Montando um Pacote Econômico em Gramado

Listar atrações gratuitas e baratas

Igreja São Pedro e Fonte do Amor Eterno

Originalmente, era uma capela de madeira, mas na década de 1940 começou a construção que deu a sua atual fachada. A Igreja de São Pedro é formada por mais de 70 mil pedras basálticas. Além disso, as pinturas nos vitrais mostram a vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo. Além de contemplar a bela arquitetura do local, você pode entrar e conferir seu interior. Assim, a Igreja abre diariamente, das 7h30 às 21h.

Após conhecer a bela Catedral, bem ao lado da igreja está a Fonte do Amor Eterno. Inspirada na Fontana Di Trevi, em Roma. Assim, os casais apaixonados eternizam a relação com corações coloridos, presos com cadeados ao redor da ponte. Além disso, o acesso à fonte é gratuito e aberto. Caso você queira comprar ou personalizar um cadeado, o horário de funcionamento das lojas é das 10:00 às 19:00.

Rua Torta

Passeios Gratuitos em Gramado e Canela

Sem dúvida, a charmosa Rua Torta é um ponto muito visitado atualmente e chama atenção de quem passa por ela. Antecipadamente, você precisa saber que a rua é conhecida por sua forma tortuosa que lembra a Lombard Street – famosa rua da cidade de São Francisco na Califórnia.

Além disso, fica localizada em frente à praça das Etnias, bem no centro da cidade. Certamente, as flores, jardins e a iluminação dão um toque especial à rua e, ainda, com vista para o centro da cidade de Gramado. Definitivamente, a beleza do local fala por si só. Por fim, o acesso ao local é totalmente gratuito.

Avenida Borges de Medeiros

Certamente, o centro de Gramado arranca suspiros dos adultos, crianças, casais, idosos e demais. Principalmente a avenida Borges de Medeiros, que reúne alguns lugares interessantes e muito conhecidos. Por ser uma região comercial, você pode conferir lojas e artesanatos. Assim aproveite para apreciar as construções no estilo alemão que compõe a cena.

Ainda na Borges fica o Palácio dos Festivais – onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado. Durante o período do Natal Luz, em frente ao Palácio ocorre o Show de Acendimento. Surpreendentemente, nesse espetáculo, as luzes da cidade se acendem, e a magia do natal toma conta do local.

Continuando, logo em frente, você encontrará a bela Rua Coberta! Atualmente, ela é ponto de encontro entre os visitantes da cidade. Afinal, tem acesso livre e serve de abrigo para os dias chuvosos. Além disso, os visitantes podem sentar-se e desfrutar a popular gastronomia de Gramado. Do mesmo modo, há também um palco onde ocorrem apresentações de eventos praticamente o ano inteiro.

Praça das Etnias

Por último, a Praça das Etnias fica próxima ao Centro de Gramado e reúne uma série de atrativos. Então vale a pena reservar algumas horas para passear por lá. Desse modo, no local você encontra três casas que representam os povos que colonizaram Gramado. Ainda mais, na Praça você irá encontrar uma casa com arquitetura italiana, uma alemã e outra portuguesa.

Aliás, aos sábados, a Praça das Etnias é palco de uma feirinha de produtos coloniais e orgânicos. Assim, os produtos são comercializados pelos próprios colonos. Você pode adquirir hortaliças, verduras, frutas, compotas, chás e muito mais!

Comprar refeições antecipadamente

As opções a seguir são mais do que alternativas gastronômicas; são um mergulho nas culturas italiana, alemã, gaúcha e suíça. Vai ser difícil escolher uma só.

Noite Italiana

A Cantina Italiana queridinha da Serra Gaúcha oferece um jantar típico com mesa e música fartas.

Além do banquete de comidas tradicionais, você assistirá a uma divertida encenação teatral, a qual narra história de uma família que mora no interior da cidade, mas que tenta se adaptar à modernidade metropolitana. É sensacional.

Com o jantar, você já adquire o transporte. Isso mesmo, a agência busca você em seu hotel ou pousada em Gramado e Canela a partir das 19 horas com retorno às 23 horas.

Noite Alemã

O buffet é eminentemente típico e você provará iguarias que jamais pensou provar no Brasil. Por exemplo, Eisbein (joelho de porco), Kassler (lombo defumado cozido) e o tradicional Sauerkraut (chucrute). Isso tudo sem falar nas sobremesas.

Por último, para dar a tônica que a sua noite precisa, ocorrerão apresentações da Bandinha Típica e do Grupo de Danças Folclóricas local. Todo mundo se envolve e se diverte.

Afora isso, não se preocupe com a logística, com o jantar, você já adquire o transporte. Isso mesmo, a agência busca você em seu hotel ou pousada em Gramado e Canela a partir das 19h30, com retorno às 23h30.

Noite Gaúcha

Churrascaria Garfo & Bombacha é a grande referência na região quando o assunto é tradicionalismo, haja vista que se trata de uma das atrações mais procuradas pelos turistas que passam por Canela e Gramado.

É mais do que uma experiência gastronômica, é o melhor jeito de conhecer o Rio Grande do Sul a partir do que ele tem de melhor: o sabor da sua comida, a riqueza do seu folclore e a hospitalidade do seu povo.

Você assistirá espetáculos imperdíveis, nos quais incluem-se músicas, danças e apresentações típicas do Rio Grande do Sul.

E, como não poderia faltar, você vai comer o genuíno churrasco gaúcho, feito pelo Restaurante mais tradicional da Serra Gaúcha.

Com o jantar, você já adquire o transporte. Isso mesmo, a agência busca você em seu hotel ou pousada em Gramado e Canela a partir das 19h30, com retorno às 23 horas.

Noite Suíça

Viajar para a Serra Gaúcha e não comer fondue é o mesmo que ir para o Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor.

É bem verdade, a origem e receita vem da Suíça, mas incorporou-se o hábito na Serra Gaúcha em razão do típico frio europeu. Assim sendo, acabou por tornar-se uma das refeições mais tradicionais de Gramado e Canela.

Como Funciona a sequência de Fondue?

Primeiramente, servem-se os queijos aquecidos, acompanhados de crôutons de pães, goiabada, batata, brócolis e polenta frita.

Em seguida, vêm as carnes (filé mignon, filé suíno, filé de frango e calabresa) a serem grelhadas na pedra e acompanhado com diversos tipos de molhos.

Por fim, serve-se o tradicional chocolate de Gramado em forma de fondue, acompanhado por diversas frutas da estação e waffer.

Com o jantar, você já adquire o transporte. Isso mesmo, a agência busca você em seu hotel ou pousada em Gramado e Canela a partir das 19 horas.

Agendar passeios por proximidade

Sobretudo, você deve agrupar os passeios que pretende fazer segundo um critério de proximidade geográfica. Isso porque o deslocamento entre uma atração e outra podem te fazer gastar muito dinheiro. E o pior: pode te fazer perder muito tempo.

Por exemplo, passeios como a Rua Coberta + Igreja Matriz + Praça do Imigrante podem ser agrupados ao jantar na Noite Suíça de Fondue.

Mais ainda, a Noite Gaúcha pode ser articulada com a Estação Campos de Canella, Catedral de Pedra de Canela, o mirante do Vale do Quilombo de Gramado e por aí vai.

Assim, com a ajuda do google maps, você vai orquestrando seu passeio, de modo que você não precise perambular demais no entorno dos mesmos pontos, estressando-se no trânsito e com gps.

Além disso, outra alternativa para evitar o estresse de trânsito, estacionamento e localização de pontos turísticos é a próxima dica.

Panejar o transporte

City Tour Gramado e Canela

Inicialmente, pensando na quantidade de parques temáticos e naturais que Gramado e Canela oferecem, desenvolveu-se esse tour especial para visitar os principais atrativos de entretenimento. Dessa forma, o City Tour Privado em Gramado e Canela abrange os parques imperdíveis da região.

Em síntese, você escolherá os parques que mais lhe interessam. Entretanto, recomendamos de 8 a 11 pontos, para maior aproveitamento. A seguir, confira os destinos disponíveis para o passeio nas duas cidades.

Aluguel de Van

Primeiramente, se você está planejando uma viagem em grupo para a Serra Gaúcha – seja com amigos, familiares ou colegas de trabalho – você com certeza está pensando formas de fazerem as atividades em conjunto. Por conseguinte, o meio de locomoção é uma questão estratégica com frequência otimizada através da locação de vans. A seguir, saiba mais sobre o aluguel de van em Gramado e Canela.

Sobretudo para quem viaja em grupo de mais de 4 pessoas o aluguel de uma van vem a calhar para fins de economia, visto que para cada ponto turístico escolhido vocês precisarão chamar no mínimo dois uber, táxi ou alugar dois carros. Além disso, por razões óbvias, na pandemia as pessoas têm evitado o transporte público.

Além disso, você deve pensar o transporte que utilizará para chegar em Gramado ou Canela, caso venha de avião ao Rio Grande do Sul.

Transfer

De antemão, o trajeto do Aeroporto para Gramado (ou Canela) é relativamente próximo e basicamente linear. Nesse sentido, podendo variar a depender do trânsito, em média, leva-se 2 horas para chegar em Gramado.

No entanto, uma vez que apresenta muita fiscalização eletrônica e no trânsito costuma engarrafar na rodovia de acesso, os visitantes frequentemente optam por contratar transfers.

Além disso, quanto maior o grupo, maior é a economia.

Leia também:


Por fim, agradecemos a sua atenção e desejamos uma excelente passagem pela Serra Gaúcha.

Até a próxima.